Ação integrada erradica 13 mil pés de maconha em Carnaubeira da Penha (PE)

segunda-feira, 7 de julho de 2025


Uma operação integrada entre a Polícia Federal de Pernambuco (PF-PE), o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI/PE) e a Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga (CIPE/BA) resultou na erradicação de aproximadamente 13 mil pés de maconha em uma área rural do município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco. A ação ocorreu na manhã da última sexta-feira (4)  e contou com o apoio de levantamentos prévios realizados pelas forças policiais na região.

Durante a operação, foram localizadas duas roças com plantios da droga. No local, também foi apreendida uma espingarda de fabricação artesanal. Todo o material recolhido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Carnaubeira da Penha, que ficará responsável pela instauração de inquérito policial. Não houve registro de prisões.

De acordo com a Polícia Federal, a ação faz parte de um conjunto de medidas voltadas ao combate à produção e ao tráfico de entorpecentes na região do Sertão. A instituição destaca que operações desse tipo têm impacto direto no abastecimento de pontos de venda de drogas tanto em Pernambuco quanto em outros estados do Nordeste.

A PF também informou dados sobre os resultados de ações anteriores. Em 2022, cerca de 1,6 milhão de pés de maconha foram erradicados, o que impediu a produção estimada de 320 toneladas da droga. No ano seguinte, 2023, foram erradicados 618 mil pés, com 124 toneladas deixadas de ser produzidas. Já em 2024, até o momento, foram erradicados 1,37 milhão de pés, evitando a produção de 475 toneladas de maconha.

As operações seguem sendo realizadas com regularidade em regiões consideradas estratégicas, com o objetivo de enfraquecer a cadeia produtiva do tráfico e reduzir a circulação de entorpecentes.


Fonte: Blog do Carlos Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2018. A Serviço da Informação! Gilberto Lima.
Desenvolvido por: Fábio Virgulino.