O voo da Gol 1745 do Recife (PE) com destino a Brasília (DF) teve de fazer um pouso de emergência em Salvador (BA), após uma passageira perder a consciência por conta de uma parada cardiorrespiratória. Três médicos estavam no voo, entre eles o cardiologista cabroboense Lucas Novaes, o qual informou que a paciente sofreu uma parada cardíaca em assistolia (atividade elétrica sem pulso secundária a uma hipoglicemia severa).
Os médicos iniciaram protocolo de ressuscitação cardiopulmonar com equipamentos de suporte da aeronave e, após as medidas, associado a administração de glicose endovenosa, a paciente voltou à circulação espontânea e pôde ser transferida para o Hospital Edgar Santos, na capital baiana.
Lucas Novaes, que estava no voo rumo a Rio Branco (AC), onde está atuando mensalmente como médico hemodinamicista e cardiologista, relatou que a intervenção rápida e a presença do grupo de médicos foram essenciais para evitar o óbito da paciente. Ele também alertou sobre os riscos para pacientes idosos e diabéticos acerca de uma hipoglicemia como causa de parada cardiorrespiratória com possibilidade de óbito.






Nenhum comentário:
Postar um comentário