Neste domingo (30), o Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado na Fazenda Saco, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, completa 10 anos. No dia 30 de janeiro de 2012, a reserva se tornou a primeira unidade de conservação do bioma Caatinga criada por meio de um decreto do governo estadual. A área é administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).
O Parque possui uma área de total de 887,24 hectares e "foi criado com o objetivo básico de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, a fim de possibilitar o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, da recreação em contato com a natureza e de ecoturismo", conforme informou a CPRH.
Ao longo desses 10 anos, o Parque Estadual vem "incentivando a implantação de ações que promovem a recuperação das áreas degradadas, proporcionado meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental". Foi o que informou o professor universitário Alexsandro Bilar, que também é agente popular em Educação Ambiental do Parque Estadual Mata da Pimenteira.
De acordo com um artigo escrito pelo professor Alexsandro, o bioma Caatinga, no qual o município de Serra Talhada está inserido, corresponde a mais de 80% do território pernambucano, cerca de 70% da região Nordeste e 11% do território nacional, atualmente tem a vegetação reduzida à metade da original e possui 8% de área protegida.
"Nesta primeira década de Parque, não haverá comemoração especial. "Mas, há uma exposição fotográfica no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, sobre as aves do parque até o próximo dia 31, chamada 'Voo alto pelo Sertão: as aves da Mata da Pimenteira', organizada pelo Laboratório de Ornitologia da UAST/UFRPE e pela CPRH", informou o professor ao g1.
Como visitar?
As visitas ao Parque Estadual Mata da Pimenteira devem ser agendadas por meio do número (87) 3831-9256 ou do e-mail rodrigo.ferraz@cprh.pe.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário