Cidades atingidas por enchentes em Pernambuco terão prioridade para receber 'Cartão Reforma'

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Cachorro tenta escapar de enchente em telhado de casa, durante enchentes em Água Preta (PE) (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem/AE)
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem/AE
Dos municípios pernambucanos atingidos pelas chuvas e enchentes em maio deste ano, 19 vão ser os primeiros beneficiados pelo programa federal Cartão Reforma. O benefício destina recursos para que famílias de baixa renda possam comprar materiais para reformar suas casas e contratar pedreiros. A portaria que regulamenta o programa foi assinada nesta quarta-feira (20), pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Segundo o ministério, as áreas afetadas pelas chuvas terão prioridade no recebimento do cartão do programa, que visa auxiliar famílias com renda mensal de até R$ 2.811. Ao todo, vão ser disponibilizados R$ 25 milhões pelo governo federal dentro do projeto. Além dos municípios atingidos em Pernambuco, essas cidades estão localizadas nos estados de Alagoas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O documento será publicado no Diário Oficial da União, iniciando o edital, com um chamamento de propostas e seleção de municípios, a começar pelos atingidos por enchentes. De acordo com o ministério, o Cartão Reforma busca atingir parte da população que precisava de moradia melhor, mas não consegue se enquadrar em outras políticas habitacionais.

De acordo com o Ministério das Cidades, a celeridade diz respeito apenas às cidades que tiveram o decreto de emergência reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional. Os municípios também devem atender os critérios do Cartão Reforma e o limite financeiro mínimo.

Confira abaixo a relação das cidades beneficiadas:


Água Preta

Amaraji

Barreiros

Caruaru

Catende

Gameleira

Ipojuca

Jaqueira

Joaquim Nabuco

Maraial

Palmares

Ribeirão

Rio Formoso

Sirinhaém

Tamandaré

Bonito

Escada

São José da Coroa Grande

Gravatá
Foto: Oton Veiga/TV Globo

Chuvas e enchentes

No final de semana dos dias 27 e 28 de maio, chuvas fortes atingem várias regiões do estado, provocando enchentes de rios e deslizamentos de barreiras. Seis pessoas morreram, sendo duas no Recife, duas em Caruaru e duas em Lagoa dos Gatos. De acordo com dados do governo do estado, o número de desabrigados e desalojados chegou a 55,1 mil pessoas no dia 31 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2018. A Serviço da Informação! Gilberto Lima.
Desenvolvido por: Fábio Virgulino.