Barragem do Sertão de Pernambuco volta a acumular água após seis anos

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Foto: Reprodução/TV Asa Branca
A barragem do Jazigo, localizada em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, voltou a acumular água após seis anos. O reservatório está com 14,8 milhões de m³ de água, o que corresponde a 95,3% da capacidade total, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

De acordo com os agricultores que moram nas proximidades da barragem, o local estava seco desde 2011. Com a chegada da água, a paisagem mudou e já tem até pasto para os animais se alimentarem.

"Houveram chuvas intensas perto da região onde está localizado o município de Calumbi, que faz parte da bacia hidrográfica da barragem do Jazigo. E, com isso, essas chuvas foram suficientes para que se acumulasse essa quantidade de água", explicou o gerente regional do Instituto Agronômico de Pernambuco, Fernando Nogueira.

A quantidade de água acumulada é o suficiente para garantir a produção de cerca de 150 famílias agricultoras até o fim deste ano. "Essa água é uma riqueza", comemorou o agricultor Adalverto Alves de Souza.

Laércio Ferreira, que também é agricultor, irriga a produção de hortaliças dele a partir do reservatório e também celebrou o acúmulo de água. "É só alegria. Tem como produzir normalmente. Agora é só fartura. Por esse ano, estamos garantidos. Agora, é esperar pelas chuvas do ano que vem", ressaltou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2018. A Serviço da Informação! Gilberto Lima.
Desenvolvido por: Fábio Virgulino.