Artesanato, alimentos sem agrotóxicos, distribuição de brindes, exposição, palestras, recital e apresentação cultural do grupo ‘Folhas Outonais’ todos no mesmo espaço, representaram um dos instrumentos capazes de consolidar e avançar na efetivação de políticas públicas para as mulheres de forma participativa. Ontem (18), cerca de 200 mulheres da zona rural e urbana participaram ativamente da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres que aconteceu no Centro Tecnológico da capital do Xaxado, em Serra Talhada.
O tema da Conferência da Mulher foi dividido em quatro eixos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”.
O terceiro eixo foi mediado por representantes do Centro de Educação Comunitária Rural(Cecor), Centro Especializado de Atendimento à Mulher(Cram), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher(CMDM) e da Secretaria Municipal da Mulher (SMM).
De cada eixo foram elaboradas 10 propostas que, apresentadas em plenária, foram aprovadas pelo pleito e comissão. No final, foram escolhidas as delegadas que vão defender, por meio das propostas, a qualificação das políticas na perspectiva da igualdade de gênero e consolidação de direitos, na Conferência Estadual no Recife/PE, já agendada para dezembro.
Por Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor






Nenhum comentário:
Postar um comentário