Gestores municipais do Sertão do Pajeú estiveram reunidos nesta terça-feira (15) com o bispo da Diocese Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol, no Centro Pastoral Diocesano Stella Maris, em Triunfo. A reunião teve como finalidade aproximar a ação pastoral da igreja às necessidades dos prefeitos. “Estamos aqui para saber em que a Igreja pode ajudar os gestores, sobretudo nesse período de grave estiagem”, disse Dom Egídio, se prontificando a colaborar com o fortalecimento do Consórcio de Municípios do Pajeú (Cimpajeú).
Em suas falas, os prefeitos falaram sobre a dura realidade das finanças dos municípios e do pré-colapso no abastecimento de água na região.
Romério Guimarães, prefeito de São José do Egito, convocou os gestores para lutarem por um novo pacto federativo, enquanto Soraya Murioka, prefeita de Flores, comentou o caos encontrado na administração municipal. José Mário, de Carnaíba, destacou a gravidade dos problemas de abastecimento de água na zona urbana. O presidente do Cimpajeú e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, alertou para a importância da união dos prefeitos em torno de ações estruturants.
Dom Egídio se comprometeu a dar apoio nas ações de educação ambiental; conscientizar as pessoas, através da igreja, para que aproveitem melhor a água, sem desperdício ou uso inadequado nesses tempos de seca e solicitou com os prefeitos se reúnam com padres pelo menos uma vez por semana para debater políticas públicas.
(Alvinho Patriota)
Nenhum comentário:
Postar um comentário