Embaixada argentina, sob tutela do Brasil, sofre cerco em Caracas

domingo, 24 de novembro de 2024


Asilados venezuelanos na embaixada argentina em Caracas, sob a tutela do Brasil desde agosto, denunciaram neste sábado (23) um cerco policial ao prédio.

Segundo os opositores, drones e agentes encapuzados foram usados na operação, intensificando o clima de tensão na sede diplomática. O governo brasileiro ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

O que aconteceu

Drones são usados em cerco à embaixada argentina em Caracas. A sede diplomática, atualmente sob proteção do Brasil, abriga seis opositores do governo venezuelano que buscaram asilo político.

Ex-deputado denuncia agentes encapuzados e bloqueio na rua. Pedro Urruchurtu, também asilado na embaixada, afirmou em redes sociais que os policiais pertencem à Direção de Ação Estratégica e Tática (DAET) e ao Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin). Ele relatou que os agentes estão posicionados em diferentes pontos ao redor da sede e que o sinal de celular foi bloqueado.

Em um dos registros compartilhados por Urruchurtu, é possível ver a bandeira do Brasil hasteada na embaixada e uma viatura policial estacionada em frente. A tensão persiste desde a noite de ontem, sem sinal de desmobilização.

A operação é vista como mais um episódio de repressão do governo de Nicolás Maduro contra críticos e desafetos políticos. Organizações de direitos humanos já manifestaram preocupação com o caso e pedem ações internacionais para proteger os asilados.

Ministério das Relações Exteriores da Argentina repudiou os atos de assédio contra os opositores asilados na sede diplomática, atualmente sob proteção do Brasil.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2018. A Serviço da Informação! Gilberto Lima.
Desenvolvido por: Fábio Virgulino.