Operação contra cartel no Grande Recife prende funcionários de sindicato do setor de combustível

terça-feira, 15 de maio de 2018

Foto: Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã deste terça-feira (15), a Operação Funil, que investiga a formação de cartel no setor de combustíveis na Região Metropolitana do Recife e interior do estado. Três pessoas foram presas e 27 mandados de busca e apreensão cumpridos. (Veja vídeo acima)

O crime de cartel consiste na cooperação entre empresas para manipular o preço do combustível. Os mandados foram cumpridos em residências (10) e postos de gasolina (17) no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Igarassu, Moreno, Vitória de Santo Antão, Pombos, Paudalho, Glória do Goitá, Gravatá e Bonito. Uma espingarda foi apreendida num posto em Moreno, na BR-232.
Os três presos são funcionários do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE) que, segundo o delegado Nelson Souto, gerente operacional das Delegacias Especializadas, mantinham contato com donos dos postos e faziam o direcionamento para a prática do cartel.

Ainda segundo o delegado, houve mandado de busca cumprido na casa do presidente do Sindicombustíveis-PE, Alfredo Ramos Pinheiro. “Ele está sendo investigado, assim como donos de postos. Então é uma investigação bem longa e que a gente espera aprofundar mais à frente”, disse.

O G1 entrou em contato com o Sindicombustíveis-PE e o presidente informou que falaria com a imprensa ainda nesta terça-feira.

As investigações tiveram início no mês de julho de 2017 e foram presididas pelo delegado Germano Cunha, titular da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (Decot/Diresp).

Foto: Dyanne Melo/TV Globo
Participaram da operação 163 policiais civis, entre delegados, comissários, agentes e escrivães. Esta é a 14ª Operação de repressão qualificada de 2018.

Os presos e materiais apreendidos foram encaminhados para a sede do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Os presos serão levados para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana.

Os três vão responder por crime contra a ordem tributária. “Infelizmente, no momento que estamos vivendo, com os combustíveis com alto valor, a sociedade, inclusive, clama pela redução desses preços, a gente tem a informação que o sindicato estaria direcionando os preços aqui no estado de Pernambuco”, comentou o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2018. A Serviço da Informação! Gilberto Lima.
Desenvolvido por: Fábio Virgulino.