Samu usa até rastreador para evitar que macas sejam retidas em hospitais de Pernambuco

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Resultado de imagem para IMAGEM MACA DO SAMU

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou um inquérito civil público para investigar a retenção e o desvio de macas em unidades de saúde do estado. Por causa da superlotação nas emergências, as macas que chegam com pacientes socorridos pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em vez de serem devolvidas aos órgãos, acabam ficando nos hospitais. (Veja vídeo acima)

Para burlar as fiscalizações e a devolução aos órgãos de origem, muitas macas são adulteradas nos hospitais. Tentando evitar os desvios, o Samu instalou nove itens de identificação nos equipamentos, inclusive um sistema de rastreamento. Além disso, todos os dias um caminhão chamado de “papa-macas” realiza rondas nos hospitais para resgatar os equipamentos.

Um número revela o tamanho do problema: de 120 equipamentos dos bombeiros, apenas 11 estão em posse da corporação. O restante perambula por locais como o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, no Recife, a maior emergência do Nordeste. A reportagem da TV Globo entrou na emergência clínica e atestou que, diante da falta de leitos, os pacientes se amontoam em macas pelos corredores.

Foi o caso de Manoel Pereira, que deu entrada no HR com um princípio de AVC. Chegou à emergência em uma maca do Samu e acabou sendo transferido para uma do Corpo de Bombeiros. “Ele veio na maca do Samu, passou um dia e vieram buscar. Aí arrumaram uma maca dos bombeiros para ele, mas leito não tinha não”, conta a filha dele, Daiane da Silva. Manoel teve alta médica na última quarta-feira, mas a maca ficou lá.

Casos como este, que se multiplicam no HR e em outros hospitais do Estado, fizeram o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realizar uma fiscalização específica para vistoriar o problema, que compromete o trabalho de socorro. A denúncia feita ao Ministério Público resultou em um inquérito civil público para investigar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2018. A Serviço da Informação! Gilberto Lima.
Desenvolvido por: Fábio Virgulino.