Grupo de Inocêncio Oliveira lança carta-repúdio contra o PR e ameaça deixar partido

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Foto: BlogImagem
O grupo do deputado federal Inocêncio Oliveira divulgou, no final da manhã desta sexta-feira (17), uma carta-repúdio à decisão do PR de destituir o parlamentar da presidência da legenda em Pernambuco e indicar o deputado federal Anderson Ferreira para presidir o partido. A manobra foi classificada como uma “intervenção arbitrária, injusta, incoerente e desrespeitosa” do senador Alfredo Nascimento, presidente nacional do PR.

A Direção Nacional do PR justificou a destituição de Inocêncio pelo fato de ele apoiar o senador Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da corrida presidencial. Nacionalmente, a legenda integra a coligação da presidente Dilma Rousseff (PT). No primeiro turno, o PR de Pernambuco fez campanha para a ex-senadora Marina Silva (PSB); inclusive Anderson Ferreira.

Na carta-repúdio, o grupo de Inocêncio Oliveira pede que a destituição seja revista. O deputado federal eleito Sebastião Oliveira (PR) diz que deste essa quinta (16), quando a destituição foi comunicada, tem tentado falar com Alfredo Nascimento sem sucesso. Ele é primo de Inocêncio e vai substituí-lo na Câmara Federal em 2015.

Se não conseguir mudar o PR nacional a voltar atrás, Sebastião e o grupo político de Inocêncio vai acionar o jurídico. Em último caso, prometem uma desfiliação em massa do partido. Em Pernambuco, o PR tem dois deputados federais, três deputados estaduais, 17 prefeitos, 52 vice-prefeitos e 217 vereadores.

De acordo com Sebastião, o PR de Pernambuco foi coerente ao apoiar Aécio, já que integra a Frente Popular, grupo liderado pelo PSB, desde 2006. Os socialistas marcham com o tucano no segundo turno.

Além disso, em outubro do ano passado, quando surgiram boatos de que o senador Armando Monteiro Neto (PTB), adversário do PSB no plano local, estava negociando com a Nacional do PR, Alfredo Nascimento divulgou uma nota dando à Executiva Estadual “total autonomia para decidir sobre alianças políticas no Estado”.

GOLPE – Principal porta-voz do grupo político de Inocêncio, Sebastião Oliveira classificou a destituição como um golpe. Ele procurou Anderson Ferreira ao longo dessa quinta, mas não conseguiu ser atendido. O deputado ainda não falou com a imprensa.

Na nova executiva homologada, os únicos nomes conhecidos são o de Anderson; do seu pai, o ex-deputado estadual Manoel Ferreira; e do próprio Sebastião, que disse não ter sido consultado e que não ficará no cargo.

O deputado preferiu não afirmar que a manobra política tenha sido organizada por Anderson, mas cobrou uma posição dele sobre a escolha como presidente do PR. “O negócio tem cara de gato, bigode de gato, só falta miar”, afirmou.

Inocêncio Oliveira é deputado federal há 40 anos. Ele presidiu a Câmara Federal entre 1993 e 1994 e, nesse período, chegou a assumir temporariamente a Presidência da República em nove ocasiões. O deputado não compareceu ao ato desta sexta. Aos 75 anos, ele preferiu não disputar a reeleição e lançar Sebastião para sucedê-lo no Congresso.

Do Blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2018. A Serviço da Informação! Gilberto Lima.
Desenvolvido por: Fábio Virgulino.