FHC diz que nunca sofreu com falta de água e nega preconceito com Nordeste

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Foto: Orlando Brito/PSDB
Em meio à polêmica da dificuldade de abastecimento de água em São Paulo, estado governado pelo PSDB, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou, na manhã desta quinta-feira (23), em entrevista à Rádio Jornal do Recife, que nunca sofreu com a falta de água em seu apartamento, na capital paulista. “Nesse momento tem. Como é prédio, sempre guarda água. Eu nunca sofri falta de água”, disse.

Em São Paulo, moradores de algumas cidades e de bairros da capital têm se queixado da falta de abastecimento de água em alguns horários do dia, após a reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Os paulistas têm dificuldade de abastecimento devido a queda no nível de água do Sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de pessoas.
Foto: reprodução da Internet
NORDESTE – Questionado sobre o discurso petista de que abandonou o Nordeste, FHC negou que o PSDB tenha qualquer tipo de preconceito com a região. “O meu vice foi o Marco Maciel. Não tem como dizer que eu tenho preconceito contra o Nordeste”, disse o ex-presidente, que lembrou que seus avós nasceram em Viçosa, no interior de Alagoas. “Isso não tem nenhum sentido. É simplesmente eleitoreiro. E perigoso! Porque é lançar uma parte do Brasil contra o Brasil”, se queixou.

Fernando Henrique disse não ter dúvida de que as gestões do PT no governo federal foram mais generosas com o Nordeste, mas disse que isso ocorreu apenas porque a conjuntura deixada pelo seu governo era melhor que a que ele recebeu.

Ele também lembrou que foi na sua gestão que foram criados os primeiros programas sociais da região, como Seguro Contra a Seca e o Bolsa Escola, além da conclusão dos portos de Suape, em Pernambuco, e de Pecém, no Ceará.
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Arquivo
LULA E DILMA – Fernando Henrique também se queixou do tratamento que o ex-presidente Lula (PT) e que a presidente Dilma Rousseff têm dado ao seu governo, amplamente criticado neste segundo turno. Para ele, a desconstrução se tornou uma obsessão do ex-presidente Lula. “A tática do PT e do ex-presidente Lula é de demonizar os adversários”, afirmou.

“Fico triste de ver como é que uma pessoa se transformou tanto e se transformou no arauto da tragédia”, afirmou, depois de lembrar que conhece o presidente desde a época em que ele era um líder sindical em São Bernardo, Região Metropolitana de São Paulo. “Fico triste porque eu acho que a presidente Dilma tem mais integridade”, se queixou, sobre os ataques de Dilma de que a gestão do PSDB seria corrupta.

Irônico, FHC também disse que Dilma merecia o Nobel de tanta incompetência na economia e disse haver uma “má-fé extraordinária” por parte da petista. Ele também lembrou de momentos em que Lula e outros petistas elogiaram o seu governo, após assumir, em 2003.
Foto: Agência Brasil
PSDB – O ex-presidente assumiu, porém, que boa parte das críticas é resultado da incapacidade dos tucanos em defender o seu legado. “O clima era tão pesado de críticas que os candidatos do PSDB tinham medo de perder a eleição se defendessem o governo. Uma coisa errada”, reclamou.

“O Aécio Neves teve uma posição corajosa e enfrentou. E o resultado é positivo porque ele está aí competitivo”, elogiou. FHC disse ainda que prefere ficar à margem dessa discussão e deixar que a história o julgue. O tucano disse que sequer recebe a aposentadoria presidencial a que tem direito.

Do Blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2018. A Serviço da Informação! Gilberto Lima.
Desenvolvido por: Fábio Virgulino.